terça-feira, 2 de agosto de 2011

Indicados ao Oscar 2009: Austrália

Como figurinista e cinéfila tento sempre assistir os filmes que são indicados ao Oscar nas categorias de Figurino, Direção de Arte e Maquiagem. Com a faculdade ficou um pouco tenso acompanhar tudo que era lançado, mas agora já formada, aos poucos tenho tomado folego para completar minha lista.
Estou prestes a fechar o ano de 2009, falta apenas Helboy II, que foi indicado a melhor maquiagem para finalizar minha lista. Figurino e maquiagem já estão ok.!
E como acabei de assistir Austrália, irei compartilhar com vocês minhas observações:
Pra começar a protagonista é a simplesmente "oconcur", não exite neste mundo uma unica peça de roupa que ficaria no minimo deselegante em Nicole Kidman. Tudo fica simplesmente incrível nela, mas na minha opinião o ponto alto do figurino, são as roupas de montaria. Gostei da escolha das cores, mas senti falta de tons mais escuros em determinadas passagens, mas no geral ficou harmônico. Os looks criados para Hugh Jackman também estão no ponto. Os acessórios são a essência deste figurino, principalmente cintos, chapéus e botas, essa ultima é a marca registrada do vilão. Os trajes de festa não me surpreenderam, esperava bem mais, principalmente do vestido vermelho de corte oriental que Nicole usa, já que foi tão comentado na época de lançamento do filme pela imprensa especializada.
O que me incomodou de verdade neste filme foi o excesso de zelo, Nicole Kidman descia de um cavalo tão alinhada e sem nenhum amassado na roupa, que tirou a veracidade  da história, porque as roupas sujam e amassam mesmo que sejam as de Nicole Kidman.
Resumo da Opera: um figurino regular, bonito mas que na minha opinião não merecia mesmo levar a estatueta, eu esperava muito mais, até por se tratar de Catherine Martin a mesma figurinista de Moulin Rouge e Romeu + Julieta.
Segue fotos, croquis  e ficha técnica:




Ficha Técnica
título original:Australia
gênero:Drama
duração:2 hr 45 min
ano de lançamento: 2008
estúdio: 20th Century Fox Film Corporation / Bazmark Films
distribuidora: 20th Century Fox Film Corporation
direção: Baz Luhrmann
roteiro: Stuart Beattie, Baz Luhrmann, Ronald Harwood e Richard Flanagan, baseado em estória de Baz Luhrmann
produção: G. Mac Brown, Catherine Knapman e Baz Luhrmann
música: David Hirschfelder
fotografia: Mandy Walker
direção de arte: Ian Gracie e Karen Murphy
figurino: Catherine Martin
edição: Dody Dorn e Michael McCusker
efeitos especiais:Animal Logic / Complete Post / Hydraulx / Fuel International / Lola Visual Effects / Rising Sun Pictures / Photon VFX / Digital Pictures Iloura / Evil Eye Pictures / The LaB Sydney / Framestore

Se você discorda dos meus comentários, de sua opinião,
fontes: site adoro cinema, IMDB e Chaterine Martin.



http://www.imdb.com/name/nm0552039/

http://www.catherinemartin.com/pages/vogue_july_2008.html

Um abraço e até o próximo post.




Nenhum comentário:

Postar um comentário